Inflação abranda nos Açores em março mas regista subida mensal
A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos Açores fixou-se nos 2,19% em março, menos 0,39 pontos percentuais face ao mês anterior. Em contraste, a variação mensal subiu para 1,23%, com destaque para o aumento expressivo na classe “Vestuário e calçado”.
A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor, “Total”, de março situou-se nos 2,19%, diminuindo 0,39 pontos percentuais em relação ao mês anterior, refere o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) no destaque mensal.
Por sua vez, a taxa de variação média dos últimos doze meses, terminados em março, do Índice de Preços no Consumidor, “Total”, subiu para 2,19%. As maiores variações médias positivas verificaram-se nas classes “Restaurantes e hotéis” (4,91%), “Comunicações” (4,63%), “Bebidas alcoólicas e tabaco” (4,30%) e “Saúde” (4,14%). Em sentido contrário, a classe que apresentou a maior variação média negativa foi a do “Vestuário e calçado” (-2,71%).
A taxa de variação média dos últimos doze meses a nível nacional foi de 2,42%.
O SREA revela ainda que a taxa mensal do índice de março, “Total”, foi de 1,23%, aumentando 1,48 pontos percentuais em relação ao mês anterior. A classe “Vestuário e calçado”, com 20,83%, foi a que mais se destacou no sentido da alta, enquanto no sentido da baixa foi a classe “Lazer, recreação e cultura”, com -1,89%. A taxa mensal a nível nacional foi de 1,42%.
Açoriano Oriental (14/04/2025)