Sustentabilidadee competitividade da agricultura
As Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, que decorrem hoje e amanhã, na Sociedade Filarmónica Progresso Biscoitense, debatem a sustentabilidade e a competitividade na agricultura.
As jornadas arrancam pelas 19h30 de hoje, com a sessão de abertura e receção de boas-vindas do presidente da Junta de Freguesia dos Biscoitos, Luís Vieira.
Segue-se o painel "Sustentabilidade e competitividade (Que futuro?)", com intervenções de António Mantas, sobre os "Desafios da cadeia alimentar", de José Pedro Araújo, sobre "O potencial do setor da carne bio", de Paulo Pimentel, sobre a "Tabela de Classificação do Leite", e de Rui Luís, sobre o "Impacto e perspetivas económicas do mercado".
Amanhã decorrem visitas à Adega Materramenta, pelas 09h30, à Herdade do Chambre, às 11h00, e à Gaiteira Exploração Agropecuária, a partir das 12h00.
Para as 19h30 está marcada a mesa-redonda "A evolução da agricultura europeia: O Mercosul, as metas verdes e o futuro do setor agrícola", com intervenções dos eurodeputados Paulo do Nascimento Cabral e André Franqueira Rodrigues, bem como do presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita.
A sessão de encerramento das Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória está marcada para as 21h00, com a presença do presidente APL-Bio. Bento Pereira, da presidente da Bio Azórica, Mónica Rocha, do presidente da Associação de Jovens Agricultores Terceirenses, Diego Aguiar, do representante da Associação Agrícola da Ilha Terceira, Francisco Ventura, da presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, e do secretário regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura.
Diário Insular (11/04/2025)