Turismo apoiou 106 eventos em 2024 com 747 mil euros
Direção Regional do Turismo investiu 747 mil euros para a realização de 106 eventos no ano passado, menos 102 mil euros face ao período homólogo. Financiamento surge no âmbito do regime de apoio a eventos com interesse para a promoção do destino turístico Açores.
A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas (SRTMI), através da Direção Regional do Turismo, apoiou um total de 106 eventos, em 2024, com um investimento total de 747 mil e 250 euros, no âmbito do regime de financiamento público de iniciativas com interesse para a promoção do destino turístico Açores.
Segundo informação publicada em Jornal Oficial, consultada pelo Açoriano Oriental, verifica-se um total de 106 eventos apoiados em 2024, menos 24 do que os 130 financiados no período homólogo. Verifica-se ainda um decréscimo no montante total investido pela SRTMI, uma vez que em 2024 houve menos cerca de 100 mil euros investidos, face aos 849 mil euros registados no ano anterior.
Nas listas de apoios, há um diverso conjunto de eventos realizados nas várias ilhas açorianas, ao abrigo deste regime de apoio, que contam com um cariz cultural, religioso, desportivo, pedagógico, entre outros.
Os apoios que as entidades recebem por parte da Direção Regional do Turismo oscilam consoante os critérios estabelecidos. Para efeito de referência, a média dos apoios atribuídos, em 2024, foi de aproximadamente 7050 euros.
Dos 106 projetos apoiados, houve 32 eventos, ou seja, cerca de três em cada dez (30,2%), que somente receberam apoios no valor igual ou inferior a 1500 euros.
Por sua vez, 31 projetos receberam apoios com o valor igual ou superior a 10 mil euros. E, destes, onze receberam apoios entre 20 mil e 40 mil euros.
Os restantes 44 eventos (41,5% do total) foram financiados com um montante superior a 1500 euros, mas inferior a 10 mil euros.
Ao analisar estes onze eventos que auferiram a maior fatia do investimento, observa-se que receberam um total de 292,5 mil euros, ou seja 39,14% do valor total, apesar de equivalerem a uma proporção de 10,4% do total das candidaturas que foram aprovadas.
O maior apoio, no valor de 40 mil euros, foi concedido à Fundação Pauleta para a realização do Pauleta Azores Soccer Cup U13- 2024.
Com 32,5 mil euros, segue-se o Tremor Festival - 11.ª edição 2024, organizado pela Plutão Camaleão Associação Cultural, e com 30 mil euros o 40º Festival Internacional Maré de Agosto, da Associação Cultural Maré de Agosto.
Seis entidades receberam financiamento para a realização dos seus respetivos eventos no valor de 25 mil euros, nomeadamente: o Clube União Micaelense para o evento ‘Divulgar os Açores pelo Desporto - 16th International Football Tournament Azores U11’; o Terceira Automóvel Clube (TAC) para o Rali TAC e Rali Ilha Lilás; o COFIT - Comité Organizador de Festivais, no âmbito do Folk Azores - Festival Internacional de Folclore dos Açores; a Associação Escravos da Cadeinha, para a XX Edição Festival Santa Maria Blues 2024; a Associação Regional de Canoagem dos Açores, de forma a realizar o 2024 ECA European Canoe Ocean Racing Championships, e a Associação Cultural Angrajazz, para o 25º Festival Internacional de Jazz Angra do Heroísmo.
Por fim, com apoios no valor de 20 mil euros surgem o Coral de São José - Associação Musical para a realização do Festival Música no Colégio-XII Edição 2024, e a Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres no âmbito das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres 2024.
Recorde-se que este regime de apoio destina-se a apoiar iniciativas, ações e eventos de animação turísticas ou com impacte significativo na promoção externa do destino turístico Açores, e é concedido a pessoas singulares, a associações de qualquer natureza ou ainda a entidades análogas.
Os apoios em questão estão compreendidos à comparticipação de encargos com ações e eventos de animação a realizar dentro e fora da Região. Mas também pode ser contemplada a remodelação, ampliação, ou construção de infraestruturas, cujo interesse para a animação turísticas seja previamente reconhecido pelo departamento do Governo Regional com competência em matéria de turismo.
Açoriano Oriental (13/03/2025)