Terceira e Graciosa juntas na edição deste ano da BTL
Os municípios de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e Santa Cruz da Graciosa apostaram novamente numa estratégia de promoção conjunta na BetterTourism - LisbonTravelMarket 2025 (BTL 2025).
Segundo a Câmara do Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo (CCIAH), "esta participação estratégica está a ser organizada em colaboração com a CCIAH, através das plataformas Explore Terceira e Explore Graciosa".
A BTL decorre, na FIL (Feira Internacional de Lisboa), de amanhã até domingo.
"A presença conjunta das ilhas Terceira e Graciosa na BTL 2025 tem como principal objetivo fortalecer a sua presença no mercado nacional, apresentando-se como um destino coeso, seguro, sustentável e comprometido com a preservação ambiental", avança a CCIAH.
No primeiro dia da BTL, o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, e a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, participam, segundo um comunicado da Presidência, "em vários momentos institucionais e comunicacionais, interagindo diretamente com todas as empresas e municípios da Região que marcam presença na feira".
"Os Açores voltam a estar em destaque na edição deste ano da BetterTourismLisbon (até ao último ano designada de Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL), o maior evento do setor em Portugal, que conta com mais de 1500 expositores, 600 eventos e 100 destinos internacionais, prevendo-se que 80.000 pessoas visitem o recinto em cinco dias", resume a nota de imprensa.
É destacada a participação do presidente do Governo Regional na CNN Summit, no painel dedicado a "Segmentação e Estratégias Diferenciadas para o Território", e a apresentação por Berta Cabral "da orientação estratégica que tem levado ao crescimento contínuo do setor na Região nos últimos quatro anos".
"Turismo Todo o Ano em Todas as Ilhas" é o lema da estratégia açoriana.
"Esta diretriz tem como objetivo prioritário o combate à sazonalidade e o incremento do setor nas nove parcelas do arquipélago e tem vindo a contribuir para fazer do destino Açores uma referência a nível internacional em termos de sustentabilidade e de práticas inovadoras para o desenvolvimento regional", sustenta a nota do executivo.
"Natureza Terra, Natureza Mar e Natureza Humana (identidade, cultura, singularidade, a genuinidade dos nossos costumes e tradições) são os objetivos estratégicos de desenvolvimento do Turismo dos Açores", adiciona.
Os Açores participam com cerca de quatro dezenas de stands, de 37 empresas e agentes de turismo regionais.
"Este ano, os 19 municípios dos Açores ficarão localizados num espaço de maior destaque e, como tal, mais funcional e com maior visibilidade. O stand dos Açores contará com uma forte dinamização e animação, incluindo várias apresentações de diversos parceiros e 'stakeholders' do setor na Região, bem como momentos comunicacionais, 'showcooking' e espaços interativos", precisa a Presidência do Governo Regional.
Em 2024, os Açores ganharam o Prémio de Melhor Stand Nacional e o Prémio Sustentabilidade da BTL.
Neste certame esperam-se 300 pontos de venda de agências de viagens e 200 compradores credenciados, além de 300 oradores nacionais e internacionais.
A BetterTourismLisbonTravelMarket conta este ano com a área de exposições esgotada, naquela que deverá ser a maior das suas 35 edições.
Diário Insular (11/03/2025)