Desembarcaram em aeroportos mais de 2 milhões de pessoas
Nos primeiros 10 meses do ano, já desembarcaram 2,05 milhões de passageiros, quase tantos quantos os registados em todo o ano de 2023 (2,1 milhões)
O número de passageiros que desembarcaram na Região Autónoma dos Açores, até ao mês de outubro deste ano, já ultrapassou os dois milhões de passageiros, um acréscimo de 8,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com uma publicação do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) divulgada ontem.
Nos primeiros dez meses do ano, desembarcaram nos Açores 2 milhões e 56,5 mil passageiros, o que significa que desembarcaram mais 162 mil passageiros em comparação com o mesmo período homólogo (+8,5%), em que foi registado o desembarque de 1 milhão e 896 mil passageiros em aeroportos açorianos.
Aliás, o número de passageiros desembarcados até outubro deste ano praticamente iguala os registados em todo o ano de 2023 (2,1 milhões), ficando a 50 mil passageiros, quando faltam dois meses para terminar 2024.
Numa análise mensal, é possível assinalar que verificou-se um aumento do total de passageiros desembarcados nos aeroportos da Região em todos os meses, com exceção de janeiro, em que houve menos dois mil passageiros desembarcados em relação ao mesmo mês de 2023.
Analisando o mês de outubro verifica-se que desembarcaram 183.895 passageiros na Região, uma variação positiva de 7,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
De acordo com o SREA, houve 85,7 mil passageiros que desembarcaram com origem noutras regiões do território nacional, 75,2 mil passageiros provenientes de voos interilhas e 22,9 mil de voos internacionais.
Numa segmentação por tipologia de voo, verifica-se que ocorreu um acréscimo homólogo de 26,5% dos passageiros embarcados nos voos internacionais, de 6,2% nos voos territoriais e de 3,9% nos voos internacionais.
Já quanto ao número de passageiros embarcados, neste mês, este valor foi de 193,2 mil passageiros.
“Relativamente à tipologia de voo, verificou-se uma variação homóloga positiva de 33,3% dos passageiros embarcados nos voos internacionais, de 5,2% nos voos territoriais e de 4,0% nos voos interilhas”, lê-se na publicação do SREA.
Numa análise por ilhas, com exceção da ilha Graciosa (-0,8%) e o Faial (-0,2%), que apresentaram variações homólogas mensais negativas no que diz respeito ao desembarque de passageiros, todas as ilhas registaram subidas homólogas, nomeadamente: São Miguel (+9,6%), Flores (+6,6%), Terceira (+6,5%), Pico e Corvo (ambos com +3,9%), São Jorge (+3,2%) e Santa Maria (+3,1%).
Açoriano Oriental (09/11/2024)