Três municípios dos Açores distinguidos pela Cidade Social

Autarquias da Ribeira Grande e Horta foram distinguidas com o prémio “Excelência Autárquica” da Cidade Social, já o município de Angra do Heroísmo recebeu o galardão “Autarquia Solidária”

Os municípios açorianos da Ribeira Grande, em São Miguel, da Horta, no Faial, e de Angra do Heroísmo, na Terceira, foram distinguidos este ano pela Cidade Social.

Fundada em 2014, a Cidade Social é especialista nas áreas de desporto, ação social, turismo e cultura, e colabora de forma ativa com as autarquias, analisando e aprimorando o seu desempenho nos domínios desportivo e social, realizando para além de planos de autoavaliação, o reconhecimento de boas práticas adotadas e desenvolvidas.

De acordo com informações facultadas por Pedro Mortágua Soares, responsável máximo da Cidade Social, ao Açoriano Oriental, informa-se que o município da Ribeira Grande foi premiado com “Excelência Autárquica”, na categoria de turismo, pelo projeto de nómadas digitais desenvolvido pela InWave – Incubadora de Empresas de Base Local da Ribeira Grande, que permite, a qualquer pessoa que viaja para este concelho, desenvolver a sua atividade profissional “num meio devidamente preparado e apetrechado com tecnologia e condições para o fazer”.

A autarquia foi igualmente premiada na categoria da educação, pelo projeto “Biblioteca Sobre Rodas”, da Biblioteca Municipal Daniel de Sá, que resultou de um projeto vencedor da edição de 2021 do Orçamento Participativo.

Também a autarquia da Horta foi galardoada com o prémio “Excelência Autárquica”, na áreas da cultura e educação, respetivamente.

Na categoria educação, foi distinguido o projeto “Participação Cívica – Poder Local”, que tem como principal objetivo familiarizar os alunos de diferentes níveis de ensino com conceitos de cidadania e política local, indica nota de imprensa enviada à comunicação social.

Na cultura, o município da Horta foi distinguido com o projeto “Canções da nossa Infância”, um projeto pedagógico, educativo e artístico que envolveu a comunidade escolar do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico das escolas públicas e privadas da ilha do Faial, e as oito bandas filarmónicas do concelho da Horta, nos meses de abril e maio de 2023.

“[Esta] é uma distinção que nos honra, pois traduz o reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido pelo município”, realçou o presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, citado em nota de imprensa.

O autarca destacou também que as duas áreas que fundamentam a atribuição dos prémios, nomeadamente a educação e cultura, “têm um grande impacto no desenvolvimento de uma sociedade, pois promovem o crescimento intelectual, social e cultural” da comunidade faialense.

Por sua vez, a autarquia de Angra do Heroísmo foi premiada, pelo segundo ano consecutivo, com o prémio “Autarquia Solidária”, tendo recebido reconhecimento pelas suas práticas em matérias de ação social.

Para o município, este reconhecimento atestou novamente “o empenho da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo na criação de condições propícias para o desenvolvimento e fortalecimento das famílias do concelho”.

“É com grande orgulho que recebemos a atribuição deste galardão pelo segundo ano consecutivo, sendo atualmente a única autarquia dos Açores a ter a distinção de ‘Autarquia Solidária’, o que comprova o compromisso que o município de Angra do Heroísmo tem, na promoção de políticas e ações que respondem às necessidades dos munícipes do concelho, contribuindo ativamente para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou Fátima Amorim, vereadora da autarquia de Angra do Heroísmo, citada em nota de imprensa.

No que diz respeito ao programa autarquia solidária, este apoia e enaltece publicamente as autarquias, municípios, freguesias e uniões de freguesia, que dedicam esforços contínuos em prol do bem-estar da comunidade e do seu desenvolvimento sustentável e solidário.

Este apoio é concretizado por meio de um programa estruturado em quatro eixos, culminando na entrega do galardão “Autarquia Solidária”.

Recorde-se que a Cidade Social premiou oito autarquias açorianas como “Municípios Amigos do Desporto”, em 2024, nomeadamente: Ponta Delgada, Lagoa, Vila Franca do Campo, Ribeira Grande, Horta, Madalena, Vila do Porto e Angra do Heroísmo.

 

Açoriano Oriental (06/11/2024)