Empresários procuram sinergias entre ilhas
Fortalecer a sinergia entre associações empresariais e promover ações e projetos que valorizem o tecido empresarial das ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge e do Pico, são os objetivos do protocolo de colaboração assinado entre a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) e a Associação Comercial e Industrial da Ilha do Pico (ACIP)
De acordo com as duas associações empresariais, "a assinatura deste protocolo representa um passo significativo para uma cooperação mais estreita entre as ilhas do Grupo Central e para o robustecimento das suas posições e interesses no contexto regional".
Com a união da CCAH e da ACIP, os seus corpos sociais consideram que estão a criar condições para "concretizar objetivos que, isoladamente, seria mais difícil. Esta colaboração abre, deste modo, novas oportunidades para intercâmbio de conhecimentos, recursos e experiências, capacitando ambas entidades para enfrentar desafios comuns".
Segundo a CCAH e a ACIP, "um dos desafios comuns que se coloca tem que ver com o setor do turismo, que ocupa um papel central na economia açoriana. O protocolo agora celebrado tem, precisamente, como um dos principais focos o desenvolvimento de experiências turísticas de forma integrada e complementar entre as diversas ilhas".
Em consonância com este objetivo, as duas instituições reconhecem a necessidade de promover o destino Açores na sua globalidade, sem, no entanto, descartar a promoção das singularidades e os produtos turísticos de cada município e ilha.
Essa abordagem, afirmam, visa valorizar as características únicas de cada local e garantir a qualificação adequada dos recursos humanos envolvidos no setor turístico.
Para concretizar este desígnio, a CCAH e a ACIP comprometem-se a colaborar em múltiplas frentes, incluindo o apoio ao projeto PROMOTUR, candidatado pela CCAH ao Programa Operacional Açores 2030, e que abrangerá uma série de iniciativas promocionais destinadas a valorizar a ilha do Pico e os Açores em geral.
Dentro das ações previstas a este nível, destacam-se o desenvolvimento de conteúdos audiovisuais para a promoção do destino, a realização de webinários de capacitação para profissionais do turismo ou a produção de material promocional adequado à participação em Feiras e Eventos.
Diário Insular (09/10/2024)