Candidaturas ao prémio "José Inácio Cardoso" abertas

As candidaturas para a quarta edição do Prémio "José Inácio Cardoso", promovido pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) e a Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo (CEMAH), encontram-se abertas até 17 de outubro.

O principal objetivo é "distinguir jovens que tenham concluído recentemente os seus estudos com distinção e sucesso, em instituições de ensino reconhecidas, técnico ou superior, e que tenham, ou possam, em parte ou no todo, contribuir para o desenvolvimento da sociedade açoriana", lê-se num comunicado da CCAH enviado ao DI.

Anualmente, a distinção é atribuída a dois recém-formados, um com o nível três ou quatro (técnico-superior), e outro com o nível cinco ou superior (licenciatura, mestrado ou doutoramento).

Os vencedores serão revelados em novembro, numa cerimónia a realizar-se na Graciosa,

Cada um receberá um troféu e 1000 euros.

Além disso, com o objetivo de apoiar a atingir os objetivos de carreira, bem como pessoais, recebem ainda a mentoria do banqueiro Duarte d'Ornellas Pedreira.

Os interessados têm de ser naturais das ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa e ter, no máximo, 35 anos.

A candidatura deve ser realizada até ao dia 17 de outubro através do link https://forms.gle/QK2PgYm8QTgsiRiNA.

Os critérios de avaliação utilizados são a média final de conclusão dos estudos, o curriculum vitae, a apresentação das razões para submissão da candidatura e uma entrevista.

Em 2023, os vencedores foram Sofia Simões Ferreira, mestre em Tradução, com média final de 18 valores, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e Ana Rita Lourenço, técnica Comercial, terminou o Curso no Pólo de Angra do Heroísmo do INETESE, com especialização na área de marketing e média de 19 valores.

José Inácio Cardoso foi um negociante da cidade de Angra do Heroísmo que, contribuiu para o associativismo comercial na Ilha Terceira.

Em conjunto com outros comerciantes ajudou a fundar a primeira associação comercial da ilha, em abril de 1852.

 

Diário Insular (15/06/2024)