António Ventura ressalvou que estes números não refletem um aumento da produção, mas sim uma maior valorização dos produtos
"A produção de leite tem vindo a diminuir. Baixou 50 milhões de litros nos últimos dois anos. Temos uma política que desincentiva a produção de leite em três ilhas: São Miguel, Terceira e Graciosa. É sim pela valorização", explicou.
O titular da pasta da Agricultura deu como exemplo o caso de São Jorge, onde o preço do litro de leite pago ao produtor aumentou e é hoje "o mais bem pago" da região.
"É um exemplo do que deve ser o caminho açoriano em termos de valorização do produto", frisou.
"É incompreensível como é que grandes multinacionais não conseguem pagar o preço que as cooperativas de São Jorge estão a pagar", acrescentou.
Nos últimos três anos, não há dados que permitam calcular o peso do setor agrícola nas expedições da região, mas, em 2020, com 322,18 milhões de euros, a expedição de bens agrícolas na região representava 34% das expedições comerciais dos Açores e 52% das expedições de bens da região.
Nos Açores, 60% da área terrestre é ocupada pela atividade agrícola e 31% por florestas.
A agricultura na região representa 11 313 postos de trabalho a tempo inteiro, que são aproximadamente 9% da totalidade da população empregada.
Em 2022, o valor acrescentado bruto (VAB) da agricultura representou 5,7% do total do valor acrescentado bruto regional, quando a nível nacional representa apenas 1,5%.
Quando somado o VAB da transformação e comércio de fatores de produção não contabilizados em consumos intermédios, a contribuição do setor agrícola no VAB regional é de 7,7%.
Diário Insular (13/06/2024)