Energia produzida aumentou mas renováveis voltam a diminuir na Região

Apesar de um aumento homólogo na produção elétrica no 1.º quadrimestre, a eletricidade gerada através das renováveis voltou a decrescer

A produção de energia elétrica na Região Autónoma dos Açores aumentou no 1.º quadrimestre de 2024, em comparação com o mesmo período em 2023. Este acréscimo verificou-se apesar de uma descida das energias renováveis hídrica, geotérmica e eólica. Ou seja, o aumento produtivo na Região deveu-se ao recurso, em maior proporção, do uso do fuel e gasóleo, segundo dados publicados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA).

Os Açores produziram no 1.º quadrimestre de 2024 (janeiro, fevereiro, março e abril) um total de 281,7 GWh (gigawatts-hora), o que equivale a um aumento de 9,2 GWh, e a um acréscimo de 3,7 pontos percentuais, em comparação com o período homólogo.

Esta subida de produção está relacionada com os aumentos produtivos de eletricidade gerada através do fuel e gasóleo, que subiram consideravelmente, em termos homólogos.

No 1.º quadrimestre foram produzidos 157,8 GWh de eletricidade através do fuel nos Açores, o que significa um aumento da produção energética de 16,1 GWh. E, face ao mesmo período em 2023, uma subida de 11,3 pontos percentuais.

Neste período, também se registou um aumento da eletricidade proveniente do gasóleo, mas em menor proporção. Em comparação com o 1.º quadrimestre de 2023, foram produzidos mais 1,4 GWh, uma subida homóloga de 7,8 pontos percentuais.

Refere-se ainda que, em proporção com o total de produção elétrica, no 1.º quadrimestre de 2024, o fuel, a principal fonte de energia, representou 56% do total cumulativo produzido, um aumento de 4%, face ao período homólogo.

Realça-se também que agregando o gasóleo ao fuel, estas duas fontes energéticas representam praticamente dois terços (62,8%) da eletricidade gerada nos Açores.

Já no que toca às energias renováveis, verificou-se uma descida na eletricidade produzida através das energias eólica, geotérmica e hídrica.

Através do uso da energia eólica, no 1.º quadrimestre de 2024, houve uma produção energética de 20,8 GWh, menos 2,7 GWh e uma descida de 11,5 pontos percentuais, em termos homólogos.

Por seu lado, a energia geotérmica resultou na produção de 61 GWh, uma diminuição de 3,7 GWh, o que culminou numa variação negativa de 5,7 pontos percentuais em comparação com o período homólogo.

Relativamente à eletricidade oriunda da energia hídrica, esta também diminuiu, uma vez que os 10,8 GWh gerados no 1.º quadrimestre de 2024, traduziram-se numa quebra de 1,8 GWh e num decréscimo de produção elétrica, em termos homólogos, de 14,2 pontos percentuais.

62,8% - Produção energética oriunda do fuel e gasóleo nos Açores Eletricidade gerada através do fuel e gasóleo equivale a quase dois terços do total produzido.

 

Açoriano Oriental (05/06/2024)