CCAH inaugura delegação em Cabo Verde

A Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) inaugura, no próximo dia 7 de Maio de 2024, uma Delegação na cidade da Praia, ilha de Santiago, em Cabo Verde, com o intuito de se posicionar como intermediária das relações comerciais entre os arquipélagos dos Açores e de Cabo Verde.

A delegação vai funcionar no prédio da Câmara de Comércio de Sotavento, onde a Associação Empresarial das Ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa poderá contribuir com transferência de know-how, estabelecimento de novos canais de importação e exportação, formação para a classe empresarial local e promoção de oportunidades de negócios.

A inauguração da delegação da CCAH faz parte de uma agenda de quatro dias de visita de uma comitiva de empresários da Região, a convite da Câmara Municipal da Praia. Entre as atividades previstas estão reuniões com a AICEP - Portugal Global, bem como com Gabinetes de Empreendedorismo e de Relações com Comunidades Imigrantes, encontro com o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Cabo Verde, receções pelas autoridades locais e na Embaixada da União Europeia, visitas técnicas e culturais e a participação no “Leadership Summit Cabo Verde”, sob o tema Sustentabilidade Energética, Turística e Digital.

A CCAH já tinha visitado Cabo Verde há cerca de um ano, para tentar encontrar soluções para a falta de mão de obra em áreas como o turismo na ilha Terceira.

Na altura, a Associação Empresarial deixou o convite às autoridades locais para que visitassem também a ilha Terceira, onde já existe uma comunidade cabo-verdiana muito importante e muito bem integrada.

Por intermédio da Associação Internacional para a Cooperação Turística (ASICOTUR), em dezembro de 2023, mais de uma dezena de trabalhadores cabo-verdianos chegaram às ilhas Terceira e São Jorge para exercer funções em áreas onde há falta de mão de obra nos Açores.

Uma comitiva da Câmara Municipal da Praia, liderada pelo presidente Francisco Carvalho, visitou a ilha Terceira, no passado mês de Fevereiro, a convite da CCAH. A deslocação de quatro dias aos Municípios de Angra do Heroísmo e de Praia da Vitória consistiu em explorar potenciais colaborações, em diferentes áreas, analisar e visitar casos de sucesso que reúnam potencial de serem replicados em Cabo Verde.

Iniciou-se, assim, uma nova fase na cooperação bilateral entre os Açores e Cabo Verde, impulsionada por um percurso histórico e cultural comum e pela importância geoestratégica de ambos os arquipélagos no contexto das relações internacionais, enquanto pontes de ligação a outros continentes e culturas.

A Delegação da CCAH na cidade da Praia é o primeiro resultado desta nova cooperação e servirá para o lançamento de iniciativas, visando intensificar a aproximação das empresas e instituições públicas e privadas, de modo a potenciar o desenvolvimento socioeconómico dos dois arquipélagos.

A CCAH pretende, assim, apoiar os empresários açorianos no seu esforço de exportação e no recrutamento de mão de obra qualificada. Além disso, intermediar o apoio a Cabo Verde no seu esforço de crescimento na área da sustentabilidade, nomeadamente no ambiente, saneamento básico, produção de energia renováveis, ordenamento do território, planeamento urbano, abrindo, assim, as portas a empresas açorianas nestas áreas.

Estas iniciativas devem viabilizar um diálogo acerca da criação de condições em termos de transportes aéreos e marítimos entre os dois arquipélagos, possibilitando o incremento das relações comerciais.

A cidade da Praia acolhe à volta de um terço do total de empresas registadas em Cabo Verde e gera cerca de 40% do PIB nacional. Enquanto sede administrativa do país, Praia é o centro de quase todos os serviços do Estado, dos órgãos de soberania, da generalidade das sociedades comerciais e destino principal das empresas estrangeiras que pretendem operar em Cabo Verde.