Novela da SIC já começa a ter impacto no turismo

A exibição da novela "Senhora do Mar" da SIC, que tem a ilha Terceira como cenário principal, já começa a ter impacto na procura turística da ilha.

"Já há muitas pessoas a procurarem o destino por causa da novela. O efeito da 'Senhora do Mar' já se começou a sentir. Diziam: 'É a Terceira, já vimos na novela, tem paisagens muito bonitas, gostaríamos de conhecer'", avançou o presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), Marcos Couto, em declarações ao DI, referindo-se aos visitantes da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

"Mostra claramente que foi uma aposta muito bem conseguida pelo Governo Regional e pelas câmaras municipais que ajudaram a câmara de comércio neste projeto", acrescentou.

Os municípios de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e Santa Cruz da Graciosa marcaram presença na BTL, entre 28 de fevereiro e 03 de março, numa organização conjunta com a CCAH.

"A procura foi interessante. Houve muita gente já a procurar quer o destino Terceira, quer o destino Graciosa, e julgo que temos aqui uma margem boa para progredir, dentro daquilo que tem sido o trabalho feito pela câmara de comércio e pelos municípios", adiantou Marcos Couto.

O presidente da CCAH defendeu que os Açores "têm de apostar" no mercado nacional, que tem "uma grande margem de crescimento".

Os números do turismo regional nos meses de dezembro e janeiro indicaram uma quebra de dormidas e passageiros, mas Marcos Couto mostrou-se confiante numa boa época alta.

"Toda a realidade mundial que vivemos não está alheia a esta quebra. O mercado do turismo é muito competitivo, temos destinos muito competitivos a nível internacional e temos ainda um grande percurso a fazer na nossa afirmação turística", justificou.

"Julgo que vamos ter uma época alta bastante preenchida e bem conseguida. As expectativas são grandes. Pretendemos começar já no próximo mês e meio, no máximo, a trabalhar em conjunto com o governo, no sentido de preparar o próximo inverno, para que não tenhamos uma situação como aconteceu este ano", acrescentou.

 

Diário Insular (06/03/2024)