Actividade económica dos Açores mantém ritmo de crescimento

Em Dezembro de 2021, o Indicador da Actividade Económica dos Açores apresentou um aumento de 11,2%, revelou ontem o SREA.


Este valor deve-se à situação anómala vivida em 2020, como resultado da pandemia Covid-19 e pelo facto de os cálculos terem como base a variação em relação ao mês homólogo do ano anterior.


Na análise dos resultados dever-se-á ter presente que o IAE não pretende medir a variação infra-anual do PIB, mas sim retratar o estado geral da economia.


Assim, dever-se-á reter, sobretudo, informação sobre a evolução em termos de acelerações, desacelerações e pontos de viragem e não o seu valor.


A revisão dos valores dos meses anteriores deve-se à atualização dos valores de algumas das séries de referência e aos ajustamentos decorrentes do tratamento da sazonalidade.

Consumo privado também sobe

Ainda segundo o SREA, no mês de Dezembro de 2021 o Indicador do Consumo Privado-Açores registou, em termos homólogos, um acréscimo de 3,6%, verificando-se um decréscimo de 0,5 pontos percentuais (p.p.) em relação ao valor revisto do mês anterior.


A evolução recente do indicador deve-se em grande medida a um efeito de base, pois, decorrido um ano, a comparação incide sobre meses fortemente afectados pela pandemia.


A informação disponível para Dezembro revela taxas de variação homólogas positivas, embora menos intensas que no mês anterior, de algumas séries que constituem o ICP-Açores.


As principais séries constituintes do ICP-Açores em que se verifica este aumento homólogo foram: Transportes aéreos, Gasolina e Bens Alimentares.


O ICP-Açores é um indicador coincidente, divulgado mensalmente, com um prazo médio de 45 dias sobre a realidade económica a que respeita.


O valor divulgado é uma média móvel ponderada e centrada de 7 meses das taxas de variação homóloga do indicador do consumo, calculado em volume.


Assim, a análise do seu andamento é feita em termos reais e homólogos.


As médias móveis permitem efectuar um alisamento das séries, eliminando parte dos movimentos irregulares, de forma a evidenciar as tendências.


Os valores divulgados poderão sofrer revisões, nos meses seguintes, devido ao tratamento de sazonalidade e de efeitos de calendário e à eventual actualização de alguma das séries de base.


O objectivo do ICP-Açores é indicar o sentido (positivo ou negativo) e a magnitude (maior ou menor) das variações do consumo privado nos Açores. Nesse sentido, o ICP-Açores não deve ser interpretado como a taxa de variação homóloga do consumo privado, tão somente como um indicador dessa grandeza, explica o SREA.

Fonte: Diário dos Açores