CCAH propõe taxa turística municipal a partir de 2023
A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) apresentou aos dois municípios da ilha Terceira uma proposta para implementação de uma taxa turística municipal, a aplicar a partir de janeiro de 2023, nos Empreendimentos Turísticos ou Estabelecimentos de Alojamento Local.
Pretende-se, com o valor obtido pela taxa, constituir e financiar um Gabinete de Turismo da Ilha Terceira, gerido por ambos Municípios e pela CCAH. Este Gabinete terá como funções a promoção turística da ilha e a estruturação da oferta e produto. A CCAH considera esta medida fundamental para que a ilha Terceira se posicione como destino turístico de excelência, utilizando como “chapéu” a marca Explore Terceira. As atividades a desenvolver por este Gabinete deverão aprovadas pelas três entidades gestoras, e o seu relatório de atividades devidamente disponibilizado ao público, para escrutínio relativo à aplicação da verba recebida pelas taxas.
A proposta da CCAH é pioneira nos Açores mas prática comum em vários destinos turísticos mundiais. Prevê a aplicação de uma taxa de 1,00€ por noite dormida em Empreendimentos Turísticos ou Estabelecimentos de Alojamento Local, independentemente da modalidade de reserva (presencial, analógica, via digital, entre outras), devida por pessoa com idade superior ou igual a 13 anos, com exceção dos residentes em todas as ilhas dos Açores.
A Associação Empresarial solicita a apresentação da proposta em Assembleia Municipal o quanto antes, para, assim que aprovada, se poderem iniciar os trabalhos em conjunto, preparando as atividades para 2023.