Inovação, digital e sustentabilidade agrícola em debate
A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) está a promover o Seminário Inova Agro, no próximo dia 10 de novembro, entre as 14h30 e as 18h30, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.
O seminário junta seis oradores em dois painéis. O primeiro é dedicado ao futuro dos sistemas alimentares, impactos das alterações climáticas e sustentabilidade e o segundo trata de casos de inovação agrícola.
Assim, às 15h00, após a Sessão de Abertura, arranca o 1º painel, sobre “O Futuro dos Sistemas Alimentares e o Impacto nas Regiões Ultraperiféricas”. Participam a eurodeputada e membro da comissão de agricultura e desenvolvimento rural do Parlamento Europeu, Isabel Carvalhais, com o tema do “Futuro da agricultura na Europa”, o geofísico e professor universitário português, Filipe Duarte Santos, conhecido pelo seu trabalho de investigação na área das ciências do ambiente e em particular sobre as alterações climáticas, que vai abordar o tema dos “Impactos na produção agrícola das alterações climáticas” e João Pinelo, do Atlantic International Research Centre - AIR Centre – organização de colaboração internacional sedeada no Parque Tecnológico da Ilha Terceira, com uma intervenção sobre “A revolução digital ao serviço da sustentabilidade no agroalimentar”.
Às 17h00, após uma pausa para café, começa o 2º painel, com intervenção de três empresários sobre o tema da Inovação. Miguel Teixeira, da empresa Bohemian Mountain, responsável pela produção da cerveja Brianda, João Monteiro, da Easy Fruits & Salads e Guilherme Pereira, da Portugal Insects, são os oradores convidados.
As intervenções serão efetuadas num misto entre o presencial e à distância. As inscrições para assistir e participar no Seminário de forma presencial são livres, e podem ser efetuadas junto da CCAH, ou diretamente através do link https://forms.gle/2kznTxbDkagftHqZ8.
O Seminário “Inova Agro”, é cofinanciado pelo Programa Operacional Açores 2020, e é parte integrante do projeto designado por “Ciclo Qualificação e Sustentabilidade”, que surge como uma proposta estratégica para o aperfeiçoamento de um ambiente empresarial, dotando as empresas de novos meios, formas e ferramentas necessárias para poderem incutir a utilização sustentável dos recursos.