Empreendedorismo, tendências e oportunidades agrícolas em debate
A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) está a promover o Seminário Agro Compete, no próximo dia 27 de Outubro, entre as 14h30 e as 18h30, na Escola Profissional da Praia da Vitória.
O seminário vai juntar sete oradores em dois painéis, o primeiro dedicado ao Empreendedorismo Agroalimentar, e o segundo dedicado às Tendências e Oportunidades de Internacionalização. Surge na sequência dos desafios contemporâneos que se colocam ao setor agroindustrial, que obrigam a procurar novos horizontes de expansão da atividade, numa visão de modernização, diversificação de produtos, inovação nas tecnologias alimentares, internacionalização das empresas para mercados de elevado potencial, transferência de conhecimento na relação universidade-empresas e qualificação de quadros profissionais.
Assim, o seminário abre com as intervenções do presidente da CCAH, Marcos Couto, e da presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, na abertura, a partir das 14h45. Às 15h00 arranca o 1º painel, sobre o Empreendedorismo Agroalimentar. Participam Ana Cristina Silva, da Direção Regional do Desenvolvimento Rural, sobre a “Caracterização e apoios ao setor”, António Almeida, da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, sobre “O potencial de exportação dos produtos locais” e Luis Saldanha, da Confederação Nacional dos Jovens Agricultores de Portugal, sobre o Empreendedorismo agrícola em zonas de baixa densidade. O painel é moderado pelo Presidente da Associação Agrícola da ilha Terceira, José António Azevedo.
Pelas 17h00, começa o 2º painel, sobre tendências e oportunidades de internacionalização em duas tipologias de produtos com potencial na Região: floricultura e café. Para a área da floricultura são convidados Mário Oliveira, da oceanis, e Maria Leandro, da floraunited, duas empresas nacionais de produção e exportação de flores para mercados internacionais. Para o café vão intervir Edgar Fonseca, gerente do Café del Arte, um speciality coffee no centro de Madrid com cafés de todos o mundo, que utiliza já alguns produtos açorianos, e José Bernardo, da Associação de Produtores Açorianos de Café.
As inscrições para assistir e participar no Seminário são livres, e podem ser efetuadas junto da CCAH, ou diretamente através do link https://forms.gle/Lfz3YxKqZyETCBYm7.
O Seminário “Agro Compete”, é cofinanciado pelo Programa Operacional Açores 2020, e é parte integrante do projeto designado por “Ciclo Qualificação e Sustentabilidade”, que surge como uma proposta estratégica para o aperfeiçoamento de um ambiente empresarial, dotando as empresas de novos meios, formas e ferramentas necessárias para poderem incutir a utilização sustentável dos recursos.