Festival de Gastronomia da Ilha Terceira 2018
Decorre, de 02 a 25 de março, a nona edição do Festival de Gastronomia da Ilha Terceira, “Sabores da Inovação - Terceira Best Food Awards”, em 13 restaurantes da Ilha.
Durante as três semanas Festival, os Restaurantes aderentes vão dispor de uma ementa especial, inovadora e à base de produtos regionais, pelo preço de 14 euros, composta por entrada, três pratos principais (carne, peixe, saudável) e sobremesa. Os clientes optam por um dos pratos principais. Para os mais novos, está disponível um menu criança, por 6 euros, com prato e sobremesa. As ementas especiais estarão traduzidas nas línguas inglesa e espanhola, facilitando a consulta dos visitantes.
O objetivo da iniciativa, desenvolvida pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo e cofinanciada pelo Governo Regional, é promover a inovação na restauração e a utilização dos produtos regionais nos restaurantes locais. Participam, nesta edição do Festival, 13 restaurantes: A Barrica; Cais de Angra; Chefes do Pátio; Clube de Golfe da Ilha Terceira; Hotel Caracol (Restaurante Cozinha do Caracol); Hotel Beira-mar (Restaurante Beira-Mar); O Castelinho; O Pescador; Q.B.; R3; Rocha; Sabores do Chef e Terceira-Mar Hotel (Restaurante Monte Brasil). Os menus poderão ser consultados no site da CCAH, em http://www.ccah.eu/ ou no Facebook da Associação Empresarial, em https://www.facebook.com/camaracomercioah.
Os melhores pratos serão premiados, após o final do festival, contando com as votações do público e do júri, com um peso distribuído de 50/50. Este ano, o júri efetuou a sua votação antes do início do Festival, através de provas cegas com apoio da Escola Profissional da Praia da Vitória, e com a presença de um chefe de renome nacional a presidir o júri.
A iniciativa foi antecedida por três workshops específicos para o setor da restauração. De 08 a 10 de janeiro, decorreu o workshop de cozinha. De 29 de Janeiro a 01 de Fevereiro, o workshop “Saber Vender na Restauração”, e de 20 a 23 Fevereiro, um outro sobre “Controlo de Custos na Restauração”. Os workshops realizaram-se com a parceria da Escola Profissional da Praia da Vitória.
No total das 8 edições anteriores do festival foram servidas cerca de 70.000 refeições especiais, movimentando montantes globais superiores a um milhão de euros.